O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio, especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
- Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados.
- Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa.
- Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores.
- Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos.Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito,para que os objetivos do negócio sejam atingidos;
- Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado;
- Definir A QUEM vai ser oferecido e QUEM vai competir com o novo negócio;
- Posicionar COMO o cliente vai ser localizado e atendido;
- Mapear QUANTO será necessário investir no novo negócio, e QUANDO será o retorno financeiro previsto;
- Descrever QUANDO poderão ser realizadas as atividades e como serão atingidas as metas;
- Identificar os riscos e minimizá-los, e até mesmo evitá-los através de um planejamento adequado;
- Identificar os pontos fortes e fracos da organização e compara-los com a concorrência e o ambiente de negócios em que se atua;
- Conhecer o mercado de atuação e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços;
- Analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliando os investimentos, retorno sobre o capital investido.